A
fisioterapia é muito importante principalmente nos estágios de desenvolvimento
motor da criança, com a intenção de estimular o desenvolvimento motor com
padrões mais próximos do encontrado na criança típica, no entanto outras
terapias podem ser importantes, como a fonoaudiologia para estimulação da
linguagem, a qual costuma ser atrasada nas crianças com Down e terapia ocupacional para estimular o
brincar e o cognitivo da criança.
Alguns Objetivos Fisioterapêuticos são: Estimular a aquisição das
etapas motoras; Facilitar o aparecimento de
reações de endireitamento, proteção e equilíbrio; Melhorar a estabilidade
proximal; Promover um bom alinhamento
corporal (quadril); Promover modulações
adequadas do sistema sensorial; Melhorar a coordenação
motora e Promover orientações à
família.
Muitos exercícios podem ser utilizados com
essa finalidade, contudo exercícios que visam descarga de peso dos membros,
exercícios de isometria e vestibulares rápidos costumam melhorar a
estabilidade proximal da criança. Exercícios de coordenação e equilíbrio também são recomendados.
As orientações aos familiares são muito
importantes para que a criança cresça num ambiente com estímulos adequados.
Algumas orientações incluem:
- A criança deve usar a faixa em 8 para reduzir a abdução (abertura) dos quadris.
- Segurar a criança com as perninhas fechadas e de forma que estimule a brincadeira
- Promover estímulos sensoriais diferentes, como balançar na rede e estímulos táteis durante o banho.
- Identificar problemas visuais (aproximação exagerada dos objetos perto dos olhos), auditivos (a criança não responde a um estímulo auditivo) e cardíacos ( a criança está sempre cansada, com dificuldade para mamar e com boca e dedos arroxeados).
- Para maiores informações procure seu médico e fisioterapeuta.
Profa. Ms. Michelle Brandalize
Qual sua experiência no tratamento da Síndrome de Down? Divida conosco, deixe um comentário!
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TBLANCHE, E. I., BOTTICELLI, T. M., HALLWAY, M. K. Combining
neuro-developmental treatment and sensory integration principles an approach to
pediatric therapy, Arizona, The Psychological Corporation, 1995.
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