sexta-feira, 19 de abril de 2013

TOP 5 livros Fisioterapia Neurofuncional

Hoje escrevi um post com dicas de livros muito úteis para aprofundar o conhecimento em Fisioterapia Neurofuncional. Coloquei as edições mais atuais e o menor preço encontrado pelo site Buscapé. 

Fisioterapia - Aspectos Clínicos e Práticos da Reabiltação 
Edição: 2 ed.
Autores:  Elcinete Wentz de Moura; Eliene Lima; Denise Borges e Priscila do Amaral Campos e Silva
Editora: Artes Medicas
Ano:2010

Mesclando a experiência adquirida durante 55 anos da AACD com constante atualização científica, nossos profissionais fisioterapeutas expressam nesse livro o conhecimento mais atual no tratamento da deficiência física.

Preço: RS118,91 Site Submarino

Comentário: O principal ponto positivo do livro é que apresenta informações práticas do tratamento neurofuncional, tanto em patologias neurológicas infantis, quanto adultas. Inclui ainda capítulos sobre estimulação elétrica, adequação postural e integração sensorial. Muito Bom.


Fisioterapia Avaliação e Tratamento 
Edição: 5a. 
Ano: 2010
Autor: 
O´Sullivan, Susan B. - Schmitz, Thomas J.
Páginas: 
1200 
Editora: 
Manole




Esta obra trata de modo abrangente da avaliação e do tratamento em reabilitação para pacientes de todas as faixas etárias. Dando continuidade ao sucesso das edições anteriores, a quarta edição integra as pesquisas mais recentes na área aos procedimentos de avaliação e tratamento em fisioterapia, adequando-se aos critérios e aos parâmetros do Guide to Physical Therapist Pratice da Associação Americana de Fisioterapia. Este livro aborda temas fundamentais em reabilitação, desenvolvendo os aspectos conceituais da tomada de decisões clinicas, os fatores psicossociais concomitantes e a influência dos valores do terapeuta sobre o tratamento do paciente. São amplamente explanados os principais métodos de avaliação, as estratégias gerais de tratamento, os problemas normalmente encontrados na prática em clínicas gerais e as estratégias adequadas de exame e intervenção. Além disso, inclui tópicos específicos como próteses, órteses, cadeira de rodas e biofeedback. Cada capítulo contém um conjunto inicial com os objetivos da aprendizagem e uma síntese do que é discutido posteriormente. Após o desenvolvimento do tema, o leitor encontra um amplo material de suporte como glossário, questões para auto-avaliação, vasta referência, além de estudos de casos para praticar os conhecimentos adquiridos no decorrer do capítulo. Esta obra é referência indispensável de estudo e consulta para estudantes e profissionais de fisioterapia, bem como de outras áreas envolvidas em reabilitação

Preço: RS 246,09 Site Submarino 


Comentário: Livro EXCELENTE. Vale o investimento. Os capítulos de avaliação motora e sensorial são muito bons. E de brinde ainda tem outros capítulos de outras áreas da fisioterapia



REABILITAÇÃO NEUROLÓGICA


Edição: 5 ed.
Ano: 2009
Editora :Elsevier


Reabilitação Neurológica, 5ª Edição, inclui desde as teorias básicas até os últimos avanços em triagem, tratamentos, diagnósticos e intervenções. O livro considera a abordagem de solução do problema ao tratamento terapêutico das limitações do movimento e qualidade de vida, entre outras questões. Com ênfase na solução de problemas do mundo real, estudos de caso em todos os capítulos mostram a aplicação dos conceitos apresentados.


Preço: RS 310, 00 Livraria da Folha


Comentário: Esse livro é excelente. O diferencial em relação ao livro anterior que aborda temas neurológicos infantis e desenvolvimento motor.



Controle Motor: Teoria e aplicações práticas 




Edição: 3ed.
      Ano: 2010
·     Autor: Anne Shumway-Cook, Marjorie Woollacott


Aliando um modelo conceitual para a prática clínica e um modelo prático para a compreensão e examinação dos comprometimentos em pacientes com déficits neurológicos, esta 3ª edição de Controle Motor, totalmente revisada e atualizada, reúne as melhores ferramentas baseadas em evidências científicas. Sua base teórica permite que o leitor construa um entendimento detalhado dos tópicos de controle motor à medida que são abordados postura e equilíbrio, mobilidade e função do membro superior. Para cada uma dessas áreas-chave, as autoras discutem os processos normais de controle, tópicos relacionados com idade e função anormal, além de aplicações clínicas dos estudos mais recentes.

·       
Preço: RS 138,00 Site Submarino 

Comentário: Esse livro traz todo embasamento sobre controle postural normal, anormal e tratamento. Leitura obrigatória para quem trabalha com fisioterapia neurologica.


Cem Bilhões de Neurônios? - Conceitos Fundamentais de Neurociência




Edição: 2ed
Autor: Roberto Lent
Editora: Atheneu
Ano: 2010

Esta edição traz uma abordagem geral e ampla da Neurociência, agora atualizada para os avanços da última década.É dirigido ao aprendizado do sistema nervoso em nível de graduação. No conteúdo de seus capítulos, o leitor irá verificar a preocupação que o autor teve para com a aplicação do princípio da multidisciplinaridade do tema, entendendo-se como tal não a mera descrição de informações provenientes de diversas disciplinas, mas a cuidadosa tessitura de dados que se inter- relacionam para permitir que o conhecimento brote. As imagens foram compiladas em um CD-ROM anexado à contracapa, para utilização em apresentações, aulas ou conferências.


Preco: RS 183,18  Site Submarino


Comentário: Embora não seja um livro de Fisioterapia é um ótimo meio para aprofundar os conhecimentos em Neuroanatomia Funcional. O capítulo de alto comando motor é muito elucidativo para nós fisioterapeutas. O ponto de interrogação dessa nova edição faz referência as recentes descobertas de que o encéfalo possui 86 bilhões e não cem bilhões de neurônios!!!!

Gostaria de sugerir algum livro de Neurogia, Neurocências ou Neuropediatria?? Deixe seu comentário!!!


BOA LEITURA!!!

Profa. Michelle Brandalize

9 comentários:

  1. Obrigada Gra!!! Logo, podemos divulgar os resultados da sua pesquisa!!! Abraço

    ResponderExcluir
  2. Sibele A. Melo Knaut22 de abril de 2013 às 15:15

    Legal Michelle, parabéns pela iniciativa! Bj

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Sibele!!! Gostaria de sugerir algum livro?? Ficaríamos feliz em poder desfrutar de sua experiência!!! Seja bem vinda ao Blog!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Livros que recomendo sobre Bobath Adulto aplicável a pctes hemiplegicos e outras dças neurológicas são as três publicações da autora Patrícia Davies:
    - Livro: hemiplegia. manole, 2008.
    - Exatamente no centro: atividade seletiva de tronco.
    - Recomeçando outra vez: reabilitação precoce.
    São livros que abordam pura reabilitação neurológica sem trazer conteúdos de patologias. Altamente práticos e ilustrativos. Publicação de grande autora referencia mundial no conceito bobath adulto. Vale a pena tê-los na estante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luana pela sugestão. Esses livros são realmente muito úteis!!!
      Continue contribuindo com o Blog!!! Seja bem vinda!!

      Excluir
  5. Olá Michelle
    Hoje estava pesquisando livros sobre a prática da fisioterapia neurofuncional e encontrei seu blog. Parabéns pelo blog, muitas dicas boas.
    Sou professora da disciplina de neurofuncional, qual livro que aborde a parte prática dentro da neuro adulto você me indica para passar para meus alunos?

    Aguardo seu comentário.

    Obrigada

    Laiz (laizunilavras@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  6. Oi Michelle, estava em busca de algum livro de fisioterapia neurológica e encontrei seu blog! Vc saberia me informar algum livro bom que abordasse as patologias neurológicas? Estou trabalhando com hidroterapia e meus pacientes são todos neuro.
    Obrigada

    Tatiana

    ResponderExcluir

Essa informação foi útil? Compartilhe.Quer sugerir novos temas e tirar dúvidas? Deixe seu comentário