terça-feira, 27 de outubro de 2015

Você sabe o quê é cronotipo??

O Questionário de Cronotipo
Elaborado por Leandro Duarte

Ao responder o Questionário de Cronotipo você deparou-se com questões sobre suas preferências pessoais e sobre o melhor horário para realização de algumas tarefas propostas. As pontuações possíveis vão desde 16 (vespertino extremo) até 86 (matutino extremo) passando por pontuações intermediárias que definem os indivíduos intermediários propriamente dito. Esse questionário tem validade para pesquisa pois em 1976 os seus idealizadores (J. A. Horne & O. Ostberg), utilizando medidas de temperatura oral de voluntários matutinosvespertinos e intermediários, descobriram que há uma estreita correspondência entre o horário do pico de temperatura e as respostas encontradas no questionário. Portanto, trata-se de um instrumento validado e fiel aos resultados obtidos. Pesquisadores do mundo todo, após traduzirem e validarem o questionário utilizam-no como ferramenta para identificação dos diferentes cronotipos. Veja na figura 1 o ritmo de temperatura de indivíduos matutinos e  vespertinos.
Figura 1. Curva de temperatura central de indivíduos matutinos e vespertinos ao longo do dia. Observe a diferença nos horários de pico e queda entre as duas curvas. Modificado de Baehr et al., 2000Journal Sleep Research v.9 p. 124.

Diferenças Individuais

        Segundo o cronotipo de cada pessoa podemos classificar os indivíduos em matutinosintermediários e vespertinos. Os indivíduos matutinos apresentam preferência por acordar nas primeiras horas da manhã e encontram dificuldades em manterem-se acordados além do seu horário habitual de dormir, enquanto que os indivíduos vespertinos, por outro lado, preferem as horas tardias de ir para cama e acordar especialmente nos finais de semana, apresentam menor tempo de sono durante a semana (devido a compromissos diários) e maior tempo de sono durante os fins de semana (quando compensam o sono semanal perdido). Por isso, o ciclo vigília/sono de vespertinos é mais irregular e tem baixa eficiência. Além disso,vespertinos utilizam mais cochilos durante o dia, compatível com a privação de sono, e apresentam maiores problemas com a atenção, maiores indisposições emocionais e maior consumo de cafeína do que os matutinos.
A distribuição dos cronotipos na população é mais ou menos a seguinte:
Figura 2. Distribuição de 172 indivíduos de acordo com a pontuação no Questionário de Cronotipo. Modificado de Baehr et al., 2000 Journal Sleep Research v.9 p. 121.
  Ou seja, a grande maioria da população é intermediária e pequena parcela se enquadra nos tipos matutinos e vespertinos.  Quer dizer que a maioria da população faz parte da classificação dos intermediários? Sim, a maioria da população fica entre os extremos matutinos e vespertinos. Por exemplo, o horário do pico da curva de temperatura dos indivíduosintermediários está entre o horário de pico da curvas dos matutinos e vespertinos. Os intermediários conseguem se ajustar aos horários impostos mais facilmente do que os vespertinos e matutinos.

Para conhecer seu Cronotipo responda  o questionário abaixo: 




(Texto retirado de www.temponavida.com)

Teste também sua Sonolência Diurna!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Essa informação foi útil? Compartilhe.Quer sugerir novos temas e tirar dúvidas? Deixe seu comentário