O Questionário de Cronotipo
Elaborado por Leandro Duarte
Ao responder o Questionário de Cronotipo você deparou-se com questões sobre suas preferências pessoais e sobre o melhor horário para realização de algumas tarefas propostas. As pontuações possíveis vão desde 16 (vespertino extremo) até 86 (matutino extremo) passando por pontuações intermediárias que definem os indivíduos intermediários propriamente dito. Esse questionário tem validade para pesquisa pois em 1976 os seus idealizadores (J. A. Horne & O. Ostberg), utilizando medidas de temperatura oral de voluntários matutinos, vespertinos e intermediários, descobriram que há uma estreita correspondência entre o horário do pico de temperatura e as respostas encontradas no questionário. Portanto, trata-se de um instrumento validado e fiel aos resultados obtidos. Pesquisadores do mundo todo, após traduzirem e validarem o questionário utilizam-no como ferramenta para identificação dos diferentes cronotipos. Veja na figura 1 o ritmo de temperatura de indivíduos matutinos e vespertinos.
Figura 1. Curva de temperatura central de indivíduos matutinos e vespertinos ao longo do dia. Observe a diferença nos horários de pico e queda entre as duas curvas. Modificado de Baehr et al., 2000Journal Sleep Research v.9 p. 124.
Diferenças Individuais
A distribuição dos cronotipos na população é mais ou menos a seguinte:
Figura 2. Distribuição de 172 indivíduos de acordo com a pontuação no Questionário de Cronotipo. Modificado de Baehr et al., 2000 Journal Sleep Research v.9 p. 121.
Para conhecer seu Cronotipo responda o questionário abaixo:
(Texto retirado de www.temponavida.com)
Teste também sua Sonolência Diurna!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Essa informação foi útil? Compartilhe.Quer sugerir novos temas e tirar dúvidas? Deixe seu comentário